Alimentos ricos em Vitamina D

As principais fontes de nutrição da vitamina D são carne, peixe e frutos do mar, como salmão, sardinha e frutos do mar, além de produtos como ovos, leite, fígado, queijo e cogumelos. Além da alimentação, a principal fonte desta vitamina é a sua produção na pele quando esta é exposta à luz do Sol. É importante a queimadura solar durante cerca de 15 minutos por dia.

A vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino e é importante para fortalecer os ossos e dentes e prevenir doenças como r, doenças, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão. Veja outras funções da vitamina D.

 

Quantidade de vitamina D nos alimentos

Alimentos ricos em vitamina D, especialmente fontes animais, mostram o conteúdo vitamínico por 100 gramas de alimento.

Alimentos ricos em vitamina DPorçãoQuantidade de vitamina DEnergia
Óleo de fígado de bacalhau13,5 g34 mcg118 calorias
Salmão cozido100 g12,5 mcg271,4 calorias
Ostras cruas100 g8 mcg81 calorias
Arenque fresco100 g23,57 mcg228,5 calorias
Leite Ninho fortificado100 g6,92 mcg500 calorias
Ovo cozido100 g1,3 mcg156 calorias
Fígado de galinha100 g1,31 mcg136,9 calorias
Sardinhas enlatadas100 g7,5 mcg296,4 calorias

Um adulto saudável deve consumir 15 microgramas de vitamina D diariamente, enquanto os idosos precisam de 20 microgramas / dia.

Quando tomar Suplemento de vitamina D

Quando os níveis de vitamina estão abaixo do normal, devem ser usados ​​suplementos de vitamina D. Você precisa tomar sangue para obter essa estimativa.

O médico ou nutricionista pode então recomendar o uso de cápsulas ou gotas suplementares, que devem ser tomadas com base em conselhos médicos. Em geral, a deficiência de vitamina D é um problema comum que pode aumentar o risco de problemas como infertilidade, fraqueza óssea, câncer e problemas cardíacos. Veja “sol seguro” para a produção de vitamina D.